Vida em Pauta - A Significação dos Sonhos

Vida em Pauta - A Significação dos Sonhos

Olá pessoal!! Não, você não leu errado, não é significado não, é significação mesmo!! No dicionário a definição de significação é: uma representação mental relacionada a uma forma linguística, um sinal, um conjunto de sinais... e é exatamente isso que eu vou mostrar para vocês agora!!

Importante: Não espere encontrar aqui um manual que lhe diga os significados dos sonhos que você teve, ou que interprete os sonhos de forma universal, é justamente o contrário disso. Envolva-se nessa matéria e aprenda a decifrar as informações e os sinais que os sonhos nos trazem!!

Os sonhos fazem parte do nosso cotidiano, todas as noites sonhamos. Ás vezes lembramos dos sonhos, às vezes não, e nessas vezes, provavelmente não lembramos porque os sonhos são carregados de conteúdos tão inconscientes e inacessíveis, que não podemos lidar com eles de forma consciente. Esses conteúdos são, na maioria das vezes, desejos que existem em cada um de nós, mas que, por questões sociais, culturais e morais, deixamos reprimidos em nosso inconsciente. Nos nossos sonhos, acontecimentos recentes, do dia a dia se relacionam com informações e lembranças do passado, e essas lembranças podem ser boas ou ruins.

Sonhos

Os sonhos são reflexos de quem somos, de nossa história, de nossa constituição psíquica e de nossa personalidade. Carl Jung (1934) usa uma frase que faz todo o sentido quando pensamos nos sonhos e no que eles representam: "Dentro de cada um de nós há um outro que não conhecemos. Ele fala conosco através dos sonhos". Conforme aprendemos a analisar nossos sonhos, aprendemos a nos conhecer mais e a desenvolver potenciais que nunca havíamos imaginado antes. Os mecanismos de defesa da nossa psique fazem com que os conteúdos sejam transformados em símbolos que não sejam diretamente relacionados com o conteúdo original, o que nos permite entrar em contato com esses conteúdos e que nos causam grande impacto emocional. Por esse motivo, quando temos sonhos que causam stress, sensação de ansiedade e medo, extrema tristeza e etc... temos que analisá-los com calma.

E aí você pode me perguntar, e os pesadelos?? (ESTEVAM, 1995, p.63) definiu que "O pesadelo é frequentemente a realização não velada de um desejo, mas de um desejo que, em vez de ser bem vindo, foi repelido e recalcado. A angústia que acompanha a realização desse desejo recalcado mostra-se mais forte do que a censura e de que ele está realizando ou vai se realizar, contrariando a censura. O sentimento de angústia diante da força desses desejos que, até aquele momento, tínhamos conseguido reprimir." Os sonhos nos permitem realizar esses desejos reprimidos, e de certa forma, causar uma sensação de satisfação simbólica para o nosso ego. Para analisarmos nossos sonhos, é necessário observar cada elemento individualmente, cada simbolismo de forma individual, dessa forma, chegaremos a uma interpretação mais clara e objetiva e passaremos a conhecer mais de nós mesmos. Sendo assim, aproveite os sinais que os sonhos nos dão!!

Nos vemos em breve!

Escrito por Thayane Fernandes

Compartilhe no Google Plus

About Canal Machosfera

MACHOSFERA é a camada do planeta habitada por HOMENS e MULHERES dominantes, que curtem mesas de bar, truco, esportes e não podemos esquecer: A CERVEJA. E nossos colunistas atendem a todos estes requisitos e levam até vocês matérias produzidas com muita dedicação e carinho. Um brinde a Machosfera, CHEERS!!

86 comentários:

  1. Oi! Que bacana. Eu tenhi dois filhos e as duas vezes que estive grávida passei por coisas traumatizante ( separação com o pai, depressão, problemas de saúde) e engraçado como vivo sonhando que estou grávida de novo e como fico com medo durante o sonho de enfrenta-la. Achei bem interessante essa tese de dizer que pesadelos são desejos que queremos reprimir. E concordo plenamente nisso ao analisar esse sonho que contei.
    Estou adorando essa coluna!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que está gostando Camila! Mas é isso mesmo...as penas são lembranças dolorosas, que a gente quer que fique lá, escondidinha, mas os sonhos, não tem mecanismos de defesa e essas lembranças acabam se manifestando....!!Beijos

      Excluir
  2. Thay, surpreendente seu talento para a escrita. Envolvente seu texto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Ah, parabéns aos idealizadores do projeto.

    ResponderExcluir
  4. Thay, surpreendente seu talento para a escrita. Envolvente seu texto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Thay, muito bom o texto...adorei sua referência em Jung
    =)

    ResponderExcluir
  6. Oiii, tudo bem?
    Adorei o texto que escreveste. Bom, atualmente só estou tendo pesadelos kkkkkkk que medão. Espero que quem sabe seja realmente verdade.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Morgan!Continue acompanhando a coluna! Em breve tem matéria nova!

      Excluir
  7. Olá, tudo bom?

    Eu li, uma vez, que sonhamos milhares de vezes durante a noite, porém só lembramos de uma parte quando acordamos. Eu, normalmente, não me lembro muito dos sonhos e, quando lembro, logo esqueço ao longo do dia. É que eu acabo não dando muita importância para isso .-.

    Mas é bem interessante esse post, eu gostei de saber um pouco mais sobre o assunto. Não conhecia sobre essas coisas de sonhos e pesadelos.

    Enfim, ótimo post, como sempre! Parabéns ;)

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Wellida! Continue acompanhando a coluna..em breve tem matéria nova!

    ResponderExcluir
  9. Oĺá! Que conteúdo maravilhoso; e coluna interessantíssima! Adorei.
    Eu, desde muito pequena, sofro com pesadelos recorrentes. Na verdade, não lembro de um só sonho que tive, mas os pesadelos ficam na minha memória. Foi algo doloroso nos meus 7 anos e ainda hoje, aos 17, sofro com isso. Tentei terapia durante um tempo e consegui analisar alguns dos pesadelos. Um, em especial, se repetia quase todas as noites na minha infância e sempre que o tenho, agora com uma frequência menor, sinto uma angústia indescritível.
    Parabéns pelo post!
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabrielly, realmente nesse caso a terapia é a melhor forma de lidar com isso! Procure escrever os seus sonhos, e analisá-los com calma. Talvez você consiga achar mais respostas. Abraços e continue acompanhando a coluna!

      Excluir
  10. Oi, tudo bem?
    Adorei a postagem!
    Eu sempre tenho vários sonhos e alguns parecem tão reais que fico pensando se pode ter algum significado.
    Provavelmente tem, mas não sei como decifrar.
    As vezes tenho alguns pesadelos também, em geral é que alguém está me perseguindo e é sempre aterrorizante.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Maiara! Continue acompanhando a coluna! ;)

      Excluir
  11. Olá,
    Pesadelos são desejos que queremos reprimir?
    Olha prefiro então não ter certos pesadelos, adorei sua postagem, bem diferente mesmo parabéns, adorei o texto, continue assim.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Muito obrigada! Sem sempre desejos, mas conteúdos inconscientes! Obrigada pelo comentário! Continue acompanhando a coluna ;)

      Excluir
  12. Oi, tudo bem?
    Adorei o textos! Sempre gosto muito de textos que interpretam de forma racional elementos que fogem do mundo consciente. Estudo Comunicação e um dos meus professores sempre diz que Jung é um autor incrível e eu sempre tive curiosidade de ler um pouco sobre os estudos dele. Não sabia que ele também interpretava sonhos e achei ainda mais interessante a partir de agora. Beijos! ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber Jéssica! Continue acompanhando nossa coluna! ;) Abraços

      Excluir
  13. Sempre achei os sonhos muito interessantes, ainda que eu não entenda boa parte dos que tenho e não me lembre da outra boa parte. Achei seu post muito bom e explicativo, mas estou certa de que nem sempre conseguirei prestar atenção em meus sonhos, já que está tudo bagunçado quando eu acordo.
    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras! Continue acompanhando nossa coluna ;)

      Excluir
  14. Olá
    Nossa que post diferente em? Achei bem legal e confesso que li signifido rsrs. Os sonhos são coisas magníficas. Eu gosto de ressaltar que toda nota as pessoas sonhas, mas meus amigos nega isso. Nesse último ano que passou eu tive vários Dejavus e isso é uma coisa bem estranha, mas mesmo assim uma coisa bem divertida eu me sinto com superpoderes
    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Continue acompanhando a coluna! ;)

      Excluir
  15. O texto ficou realmente bom, e amei o post! Sempre tenho algum sonho estranho, fora do normal, e é muito interessante encontrar uma linha de pensamento em todo aquele mar de estranheza. kkkk

    Ótimo post. :D
    Te convido a me visitar, também! ♥
    • Sentido Literário •

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras! Continue acompanhando a coluna! Abraços!

      Excluir
  16. Olá!
    Que post mais bacana.
    Eu não imaginava que o sonho e pesadelo seriam assim. Poderia classificá-los de formas diferentes. Uma vez um psicólogo disse que para nos lembrarmos dos sonhos devemos ter um caderno ao nosso lado para anotar assim que acordamos. Isso nunca funcionou pra mim.
    Ouso dizer que muitos dos meus sonhos - senão a maioria - fica em minha memória e lembro da maioria :o
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras Bruna! Os sonhos nos possibilitam muitas reflexões! Continue acompanhando nossa coluna!

      Excluir
  17. Acho que todo mundo tem muita curiosidade me saber o que significa o que sonhamos. Os meus são mega nítidos e muito relacionados com o meu dia a dia. Mas conheço quem não consiga se lembrar de nada e ache até que nem sonha... Achei o post mega interessante!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ivi! Continue acompanhando a coluna! Abraços! ;)

      Excluir
  18. Oie!
    interessante em falar em sonhos, pois já tive sonhos recorrentes que acabavam quase que sendo premonitórios, pois acontecia algo relacionado com o que eu sonhava. Muito interessante, gostei desse texto.
    Bjks!

    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os sonhos premonitórios geralmente se originam de pequenas captações de "sinais" que levam inconscientemente ao resultado da premonição! Que bacana Carla! Obrigada por acompanhar a coluna! Em breve novas matérias ;)

      Excluir
  19. Olá, adorei o texto <3

    Gosto muito dessa temática de sonhos e seus significados.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  20. Que Texto! Adorei sua postagem e o tema abordado simplesmente foi o primeiro que vi até hoje, achei interessante, embora eu quase não tenha sonhos (sim, as vezes não sonho) acho interessante saber que os poucos que possuo podem ter algum significado.


    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, provavelmente você sonhe sim, sempre sonhamos, mas nem sempre lembramos! Obrigada pelo comentário! Continue acompanhando a coluna! ;)

      Excluir
  21. Olá, nossa muito bacana o post, eu adoro ler tudo que seja relacionado a sonhos, sempre acho muito intrigante, sabe? confesso que muita coisa eu não sabia e adorei ficar sabendo agora. Espero mais posts assim sobre sonhos!

    Beijos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/luz-camera-e-acao-15.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Kétrin! Continue acompanhando a coluna! Farei o possível para trazer sempre conteúdos que despertem a curiosidade! Bjs ;)

      Excluir
  22. Olá!
    Adorei o texto! Quando fazia análise, costumava analisar meus sonhos junto com o psicanalista e era bem nessa levada: cada elemento tem um significado particular para cada pessoa. Não é um manual onde sonhar com dente significa morte, com mãe significa outra coisa... Em fim, penso que prestar atenção nos sonhos faz parte de se dispor a se conhecer melhor.
    Adorei o post!

    Abraço!

    Karla Samira
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Karla! Muito obrigada! Continue acompanhando a coluna! Abraços ;)

      Excluir
  23. Oi....tudo bem?

    Muito legal seu texto. Nunca dei muita importância para os sonhos sabe. Nunca pensei que pudessem dizer algo...teu texto me fez pensar. ..

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Denise! Continue acompanhando a coluna! Bjs

      Excluir
  24. Olá,
    Adorei seu texto!!!
    Eu sempre presto atenção em meus sonhos e tento entender o que ele quer dizer, o seu significado.
    Quando acordo assustada com algo, sempre converso com meu marido e já teve casos que aconteceu algo depois do sonho, tipo um alerta.
    beijos e parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal Daya, é isso mesmo! Obrigada por acompanhar a coluna! Em breve novas matérias!

      Excluir
  25. Oii!

    Acredita que não pensei por esse lado, as vezes a gente nem lembra o que foi, né? Achei muito legal a sua analise que me fez refletir sobre algumas atitudes minhas.
    Vou começar a prestar mais atenção sobre eles e refletir sobre os sinais!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por acompanhar a coluna Ana Paula! É isso mesmo! Em breve novas matérias! Beijos

      Excluir
    2. Obrigada por acompanhar a coluna Ana Paula! É isso mesmo! Em breve novas matérias! Beijos

      Excluir
  26. Oi!!

    Gostei bastante das definições e concordo com a significação dos sonhos, sempre tive essa concepção tanto para sonhos como para pesadelos e não há como encontrar outra definição e conceito ou pelo menos não vejo de outra forma.


    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Olá, gostei muito do post. Os nossos sonhos são um assunto interessantíssimo e que despertam muita curiosidade sempre.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. curto muito o Jung, sou casada com um analista Junguiano e estou lendo tudo que encontro do autor, no momento, estou lendo O Jogo das sombras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal Lilian! Jung é um autor fantástico da psicologia! Obrigada! Continue acompanhando a coluna! ;)

      Excluir
  29. Oi!
    Achei bem bacana o post. Tenho alguns parentes que já previram acontecimentos antes de acontecerem através de sonhos, por isso não duvido de nada que se é dito quando o assunto é este.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Gustavo, os sonhos são verdadeiros mistérios. Obrigada! Continue acompanhando a coluna! ;)

      Excluir
  30. Olá! Adorei seu texto, adoro saber os significados dos sonhos e ler mais sobre o assunto.

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi
    Adorei seu post! Acho que sou uma pessoa muito criativa porque eu tenho cada sonho sem pé nem cabeça que só Deus sabe! hahaha
    Gosto deste tipo de assunto e gostaria de ver mais post sobre ele na blogosfera.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel
    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Continue acompanhando a coluna! ;) Quem sabe não volto nesse assunto! rsrs

      Excluir
  32. Oiiie
    eu adorei o post, sempre acho que sonhos tem significados, espero saber mais sobre isso com o tempo

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Hey,
    Acho esse universo dos sonhos algo extremamente interessante, mas, ao mesmo tempo, também é um campo que prefiro deixar um tanto "no escuro", sabe? Acho muito legal quem estuda isso, se interessa porque eu não teria o mínimo talento, nunca consigo entender realmente.
    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os sonhos são mistérios do nosso inconsciente! Obrigada! Continue acompanhando a coluna! ;)

      Excluir
  34. Oiee ^^
    Adorei o post ♥ já tinha visto algumas coisas sobre os sonhos antes, mas não sabia que nós mesmos os bloqueamos por conta de serem desejos reprimidos. Normalmente eu não me lembro dos sonhos que tenho, mas um ou outro sempre acaba repetindo, inclusive alguns se tornaram ideias para histórias :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Essas coisas realmente acontecem! Obrigada! Continue acompanhando a coluna! ;)

      Excluir
  35. Oie,

    Que legal a coluna e que bom o tema sobre os sonhos, eu tenho sonhos engraçados e que ás vezes eu desejo que eles se realizassem, mas é muito difícil, espero conseguir entender os que eles querem me dizer!

    Mayla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entender os próprios sonhos é um treino Mayla! Obrigada! Continue acompanhando a coluna! ;)

      Excluir
  36. Bem legal o texto! Gostei de muita coisa, só não entendi direito essa parte dos pesadelos... Normalmente tenho pesadelos quando vejo ou leio algo assustador, nada a ver com realização não velada de um desejo reprimido e recalcado... Mas bem, a citação diz que é isso frequentemente, não sempre, meus pesadelos devem ter uma explicação diferente... Felizmente, aboli coisas assustadoras da minha vida e eles sumiram. Sobre os meus sonhos, quase nunca me lembro deles, gostaria de lembrar com mais frequência para poder interpretá-los.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, o fato de não lembrar, talvez seja uma defesa! Obrigada! Continue acompanhando a coluna! ;)

      Excluir
  37. acho interessante essa perspectiva junguiana pára os sonhos... eu sou do tipo que vive tendo pesadelos, e sempre são horrendos e tenebrosos,.. raramente sonho com algo bom... =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante Maria, seria interessante tentar interpretar esses pesadelos, para identificar quais são os símbolos e porque são horrendos. Obrigada! Continue acompanhando a coluna! ;)

      Excluir
  38. Oie, tudo bem? Adorei o post, o tema foi muito bem abordado. Tive uma introdução ao assunto na faculdade e adorava as aulas que falavam disso. Passei a enxergar meus sonhos de uma forma diferente.

    ResponderExcluir
  39. Oi
    concordo que os sonhos são desejos que existem em cada um de nós.É muito maluco, mas nosso inconsciente sabe maisque nós! hahaha
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe sim! Com toda certeza! Obrigada! Continue acompanhando a coluna! ;)

      Excluir
  40. Olá!
    Nossa, que post diferente haha
    Concordo com a parte dos sonhos que são desejos do subconsciente, mas já tive pesadelos bem bizarros - e não cheguei a analisá-los haha
    Beijos!
    http://addictionforbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Continue acompanhando a coluna! Em breve novas matérias ;)

      Excluir
  41. Oi!
    Nunca fui muito ligada nessas coisas e nem entendo bem. Mas acho o conceito bastante interessante :)

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fernanda! Continue acompanhando! Em breve novas matérias ;)

      Excluir
  42. Nossa que post bacana,
    adorei a referência ao Carl, então quer dizer que sonhamos todas as noites, mas algumas vezes esquecemos né? Isso muda totalmente minhas teorias de que não sonho a mais de um ano. Sempre achei que estava tão cansada que meu cérebro não tinha energia pra ficar projetando sonhos, isso porque quando acordo pela manhã parece que eu havia acado de deitar.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Delmara! Continue acompanhando! Em breve novas matérias!

      Excluir
  43. Olá,
    Considerando que raramente lembro do que sonho, não vejo muito sentido em saber o significado, sendo que nem me lembro deles. Mas conheço muita gente que gosto do assunto e se interessa.

    ResponderExcluir
  44. Legal Angel! Obrigada! Continue acompanhando...

    ResponderExcluir
  45. Legal Angel! Obrigada! Continue acompanhando...

    ResponderExcluir
  46. Oi, tudo bem?
    Gostei bastante do post, porque adoro essa coisa de sonhos, sabe? E esse dia tive um que me deixou encucada kkkk

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  47. Oii, tudo bem?
    VocÊ escreve muito bem, parabéns, bonito texto.

    Beijos

    ResponderExcluir

Aqui, você é quem manda!! Portanto não precisar ter papas na língua. Deixe aqui sua opinião!!